Dislexia, hiperatividade, déficit de atenção. Não é fácil quando você descobre que seu filho tem um desses distúrbios comportamentais. E entre tantas questões, uma das mais frequentes é saber como será o aprendizado da criança.
Dificuldade de aprendizagem, por vezes referida como desordem de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem, é um tipo de desordem pela qual um indivíduo apresenta dificuldades em aprender efetivamente. No campo da Educação, as mais comuns são a Dislexia, a Disortografia e a Discalculia.
Um indivíduo com dificuldades de aprendizagem não apresenta necessariamente baixo ou alto QI: significa apenas que ele está trabalhando abaixo da sua capacidade devido a um fator com dificuldade, em áreas como por exemplo o processamento visual ou auditivo. As dificuldades de aprendizagem normalmente são identificadas na fase de escolarização, por profissionais como psicólogos, através de avaliações específicas de inteligência, conteúdos e processos de aprendizagem.
Várias teorias tem sido formuladas para explicar a causa ou as causas das dificuldades de aprendizagem. Elas são concebidas de modo a envolver o cérebro de alguma forma. As causas mais comuns apontadas são:
Defeitos ou erros na estrutura do cérebro
Abuso de drogas
Má nutrição
Herança genética dos pais
Falta de envolvimento dos pais durante as fases de desenvolvimento precoce do bebê
Falta de comunicação entre as várias partes do cérebro
Quantidades incorretas de vários neurotransmissores, ou problemas no uso dos mesmos por parte do cérebro.
Dificuldades de aprendizagem podem ser tratadas com uma variedade de métodos, mas geralmente são consideradas como desordens vitalícias. Alguns (ajustes, equipamentos e auxiliares) são projetados para acomodar ou ajudar a compensar a deficiência, enquanto outros (Educação Especial) destinam-se a fazer melhorias nas áreas fracas. Os tratamentos incluem:
Ajustes na Sala de Aula:
atribuições de lugares especiais
tarefas escolares alternativas ou modificadas
procedimentos de avaliação/testes modificados
Equipamento Especial:
fonadores eletrônicos e dicionários
processadores de texto
calculadoras falantes
livros em fita
Assistentes de sala de aula:
Tomadores de nota
Leitores
Correctores
Educação Especial:
Horários prescritos em uma classe especial
Colocação em uma classe especial
Matrícula em uma escola especial para a aprendizagem dos alunos com deficiência
sexta-feira, 19 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário