terça-feira, 26 de janeiro de 2010

INFORMÁTICA EDUCACIONAL

Um dos objetivos da Informática na Educação é o de conhecer as possibilidades de uso da informática.

É importante, ao implantar a informática educativa nas escolas dispor de um currículo flexível, multicultural, que relacione seus conteúdos, objetivos e estratégias às questões culturais e tecnológicas, de acordo com as necessidades que surgem ao longo da execução das atividades.

As aulas de informática podem propiciar aos alunos a oportunidade de aprender dentro do seu próprio ritmo, permitindo ao aluno trabalhar individualmente, em dupla ou em grupo. O papel do professor é de fornecer as informações e/ou orientações preliminares acerca da atividade que será desenvolvida. É interessante utilizar a interdisciplinaridade. Esta ocorre quando diversas disciplinas estabelecem reciprocidade e igualdade para a solução de um problema. É fundamentada na certeza de que a troca enriquece. Ao tentar solucionar uma determinada situação, o aluno vai colocar em ação os elementos teóricos de que dispõe sem se limitar, necessariamente, a um único campo do conhecimento, reorganizando-os de maneira a perceber uma solução ou uma nova necessidade. Por exemplo, os alunos que desenvolvem atividades no computador necessitam conciliar, pelo menos, alguns conhecimentos básicos de informática com outros específicos do tema em que estão trabalhando.

O professor atua como orientador, auxiliando os alunos pesquisadores a:

1. Estabelecer critérios de busca;
2. Definir prazos (para o planejamento e execução das pesquisas);
3. Fazer uma seleção e classificação das informações;
4. Organizar os resultados (através da realização de síntese);
5. Elaborar uma apresentação dos resultados obtidos (alcançados) através da pesquisa realizada.

Dessa forma a tecnologia estará a serviço da educação, não só em relação à prática de ferramentas tecnológicas importantes para a vida dos alunos, e também contribuindo para um conhecimento mais amplo dos conteúdos estudados por eles em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário