A chance de construir um mundo sem violência está na mão dos professores, que criam condições para gerações e culturas diferentes dialogarem. Essa é uma das idéias de Ubiratan D Ambrosio, homem com um olhar para o futuro.
Transdisciplinaridade é uma palavra esquisita e guarda um conceito ainda novo para nossos ouvidos leigos, mas vem recebendo a atenção da academia há tempos. O professor Ubiratan D Ambrosio é um dos primeiros a falar disso no Brasil. "Trans" é mais que "multi". É para "além de". É um universo em que as disciplinas - matemática, literatura, geografia etc. - não só se complementam, mas principalmente incluem o indivíduo, o que sente e pensa. Nessa abordagem, a escola tem um papel fundamental na educação para a paz.
Se começa incluindo os aspectos emocional e espiritual. Na hora em que você faz uma usina hidrelétrica e cobre um lugar onde estavam as raízes de muitas pessoas, nem percebe a angústia que gerou. A transposição do rio São Francisco é o caso mais recente. O rio, se passasse por outra região, beneficiaria mais gente. Há méritos nisso. Por outro lado, as pessoas que hoje estão perto dele sentirão um vazio quando ele mudar de lugar. E não estamos pensando no impacto desse vazio a médio e longo prazo. É mais ou menos o que acontece com uma árvore sem raiz. Se bate um vento forte, ela tomba. Assim se dá com o indivíduo que imigrou para fugir da seca, para fugir da violência, para buscar novas oportunidades.
Os filhos dos engenheiros, dos professores, dos jornalistas enfrentam o seguinte problema: a falta de tempo dos pais. O pai paga o professor particular, dá um computador melhor, mas não estuda com o filho. A comunicação continua interrompida entre as gerações. Ao trabalhar com isso, a escola devolve a dignidade. Quando os pais se tornam detentores de um conhecimento que interessa ao filho, ambos se beneficiam. Isso valoriza a geração mais velha e dá às crianças legitimidade para admirar os pais. "Poxa, até que essa geração mais velha tem algo a oferecer", pensam. E é nisso que se inserem as tradições. A escola pode ajudar? Mas é claro. Só a escola.
(Parte da entrevista de Prof.Ubiratan D Ambrosio para Educar para Crescer)
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/paz-se-aprende-escola-423882.shtml
"Violência vem do medo. Medo, de imcompreensão, que vem de ignorância. E ignorância se combate com Educação." Professor Ubiratan D Ambrosio
quinta-feira, 29 de abril de 2010
quinta-feira, 15 de abril de 2010
quinta-feira, 1 de abril de 2010
MÁQUINA DE QUADRINHOS DA TURMA DA MÔNICA
Você conhece o 1º editor online de histórias em quadrinhos do Brasil? Pois é, Mauricio de Souza mais uma vez pensando nas nossas crianças criou um site que dá oportunidade aos pequenos em criar, montar e divulgar suas historinhas. No site, fãs de todas as idades podem criar suas próprias histórias, usando personagens, cenários, objetos e balões do universo da Turma da Mônica. As histórias são avaliadas pelos visitantes da página, e as melhores poderão até ser publicadas nas revistas da Turma da Mônica. Para criar suas histórias, não é preciso pagar nada: um pacote de imagens gratuito está sempre disponível para todos os participantes cadastrados. E para ler e votar nas histórias do portal, não há necessidade nem de cadastro!
Vamos lá garotada, acessem o http://www.maquinadequadrinhos.com.br/ e divirtam-se!
Vamos lá garotada, acessem o http://www.maquinadequadrinhos.com.br/ e divirtam-se!
Assinar:
Postagens (Atom)